28 de fevereiro de 2009

Fresco Secco

Eu sei que ultimamente não temos mostrado nada do que fazemos...e ainda não é desta!
No entanto deixo-vos com uma proposta que me parece muito interessante - este vídeo demonstra como se faz um Fresco, seco, desenhado a pastel.
Neste momento estamos a preparar um mergulho cultural na Grécia antiga (aceitam-se todo o tipo de sugestões), por isso brevemente havemos de mostrar os nossos frescos.

http://www.dickblick.com/lessonplans/pastel-fresco-secco/

Este site também tem aqui um pdf com toda a informação de vídeo, e todo o enquadramento histórico (acho eu...na verdade ainda não o li todo).
Buona fresco
para todos.

26 de fevereiro de 2009

Clonlara School II

Andámos às voltas durante alguns meses até percebermos que bastava fazer uma transferência normal para uma escola particular no estrangeiro...aliás por incrível que pareça ninguém sequer nos perguntou para onde.
As equivalências serão efectuadas quando (se) necessitarmos que regressem ao ensino português, baseadas apenas no certificado de habilitações da escola.
A escola é acreditada internacionalmente, mas pensem assim...se agora decidissem ir viver para os Estados Unidos, transferiam os vossos filhos para uma escola (neste caso particular), seria essa uma questão a ponderar?
Tenho muito prazer em responder a todas as perguntas que surgirem, este é um assunto que me agrada BASTANTE, e quem sabe um dia abrimos uma delegação da Clonlara em Portugal. Por enquanto estamos a estudar nos E. U., mas sem sair daqui, chiuu!

O Sitema de créditos da Clonlara permite gerir os interesses até à graduação (será o nosso 12º ano), cada crédito corresponde a 180 h de "trabalho", mas tudo é contabilizado: viagens, actividades extra, voluntariado etc., etc..

Escolas: Clonlara; oak meadow

20 de fevereiro de 2009

Clonlara School

Estamos a tratar do processo.
Se tudo correr bem, na próxima semana somos alunos da Clonlara!

17 de fevereiro de 2009

Do pinhal


Produto dos nossos passeios diários...

Tricot de dedos

Desculpem...o tema AINDA é a lã!
Pipoca com caramelo, chamemos-lhe assim, tornou-se uma tricotadora de dedos de mão cheia, tão rápida como o rapaz do vídeo (mais uma vez um recurso que usamos porque ficamos tão entretidos que nos esquecemos de tirar fotografias), foi necessário inventar um monte de projectos com cordão de lã: flores, pulseiras, cachecóis etc., etc...




Lã - fiar...

Este vídeo é a nossa fitinha no dedo para não nos esquecermos que para o ano que vem quando o tempo começar a esfriar queremos aprender a fiar a nossa lã já cardada (por puro esquecimento - não temos fotos desse processo) que nos deu horas de prazer e conversas à lareira, a lembrar alguns (poucos) serões na quinta dos avós.

Lã - malhar

Antes de irmos embora descobrimos que no Inverno é bom (mesmo muito bom) mexer na lã, de preferência à lareira. Há algo de mágico na lã, não sei se por ter feito parte de um animal tão sereno que tem como único objectivo pastar, se por ser tão orgânico, quente, fofo...
Como sempre existem pessoas que não se poupam a esforços para ajudar os outros (sim ainda existem desses...) e foi um desses espécimes raros, que nos arranjou um kilo de lã já lavada, mas ainda cheia de palhas, terra e pauzinhos. Mais uma vez recorremos à sabedoria das gerações anteriores para nos da
r umas luzes.
Parece que tínhamos de malhar na lã, dar-lhe com um pau! "Uau!" - parece que alguém tinha ficado MUITO interessado neste process
o!
E assim foi...a lã dentro de uma fronha e a fronha na esteira...e vá de levar pancada para largar as impurezas...

De volta...

Estamos de volta...à velha Europa!